NOSSA QUERIDA BAURU

Marcos Pontes
29/10/2008

Como todos sabem, eu faço questão de expressar o meu amor pela nossa querida cidade de Bauru em todos os lugares que vou, seja na superfície desse planeta, ou fora dele.
Acabamos de realizar a eleição para a prefeitura. Eu não sou político, não sou afiliado a nenhum partido político, e nem sou de nenhuma forma ligado a nenhum departamento da administração pública municipal.
Assim como a maioria dos bauruenses, minha única ligação e interesse nesse processo é o desejo extremamente forte de ver a minha cidade feliz e na direção certa.
Ver, novamente, o nome de Bauru entre as principais e as mais desenvolvidas cidades do interior do estado de São Paulo. Fazer brilhar o nome da “Cidade sem Limites”, onde o “Rei do Futebol” aprendeu a “jogar bola”, berço do homem que concebeu a terceira maior indústria aeronáutica do mundo, o centro “rodo-ferroviário” do estado, a terra do “Centrinho”, a capital do vôo à vela do Brasil! Voltar a ser uma cidade de economia pujante e comércio extremamente ativo. Ter muitas novas indústrias, ainda mais universidades e escolas de grande qualidade, muitos novos empregos. Ser uma cidade que cresce a cada dia, mas de forma inteligente e sustentável. Um exemplo para o país.
Todas essas coisas fazem parte do sonho, completamente viável, de todos nós.
Tudo isso sem perder o charme da cidade tranqüila e segura do interior. Um lugar onde podemos andar com as nossas crianças em praças bem cuidadas, respirar o verde preservado, nadar no “rio Batalha”, assistir ao “Norusca”, apreciar a cultura e a história conservadas em prédios, tradições, nomes e monumentos, ouvir a banda no coreto, tomar um chopp com os amigos na Nações, sonhar com o futuro enquanto observamos o movimento dos aviões no nosso único e histórico aeroclube, ter orgulho de dizer: “eu sou Bauruense!”
Portanto, no final desse processo democrático de eleição, eu me sinto extremamente à vontade para parabenizar e agradecer, sem distinção e de forma apartidária e impessoal - apenas como um Bauruese - a todos aqueles que se candidataram ao cargo de prefeito da minha cidade. Faço isso, pois, no meu conceito ideal, todos vocês, independente de partido político ou outras diferenças, certamente demonstraram que tem uma coisa em comum, e que é muito importante para todos nós: a disposição de cooperar, com o seu esforço e trabalho, para o desenvolvimento da nossa querida cidade.
Parabéns ao Prefeito Eleito, Rodrigo Agostinho. Desejo grande sucesso em todas as iniciativas em prol do nosso município nos próximos quatro anos. Que Deus o proteja em sua saúde e o inspire em suas decisões.
Do meu lado, e da mesma forma apartidária citada acima, através desta, publicamente eu me coloco à disposição do nosso prefeito eleito para colaborar, no que for necessário e racional, dentro do meu alcance pessoal e profissional, com o sucesso da sua administração, isto é, com o sucesso e desenvolvimento da nossa cidade. Especificamente, contatos nacionais e internacionais, devidamente autorizados e oficializados, com pessoas e instituições do setor público ou privado, em prol de assuntos do interesse da cidade, assim como sugestões profissionais no campo da Educação, da Ciência e da Tecnologia.
Quanto às expectativas de uma possível participação profissional minha no cenário político, conforme citado freqüentemente, em especial no âmbito da nossa cidade, eu aproveito para agradecer a todos os nossos conterrâneos pelos convites, solicitações e comentários recebidos.
Contudo, por enquanto, eu não tenho partido e nem pretensões políticas.
Durante o próximo ano (2009), as minhas atividades deverão continuar ligadas ao desenvolvimento do setor aeroespacial do Brasil, à disposição do país como astronauta para futuras missões espaciais, além das funções como Diretor de Pesquisas e Projetos Espaciais do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico, e também junto à USP em São Carlos, como consultor/professor para o desenvolvimento do primeiro curso público de engenharia aeroespacial no Brasil e como pesquisador convidado do Instituto de Estudos Avançados USP-SC.
Nesse exato momento, a minha participação nessas atividades, nas funções descritas, é muito importante para o desenvolvimento de pesquisas e para a formação de recursos humanos nas áreas de Ciência e Tecnologia nacionais.
Caso um dia eu decida pela necessidade de servir o Brasil na atividade política também, eu o farei com o mesmo afinco e paixão que sempre nortearam meu trabalho pelo nosso país.
Enquanto isso, e conforme já especificado, eu expresso meu apoio completo, apartidário, como bauruense de coração e alma, para o sucesso da nova administração municipal, na sua condução dos destinos da nossa querida cidade!
Caro prefeito, conte comigo!

Marcos Pontes
Colunista, professor e primeiro astronauta profissional lusófono a orbitar o planeta, de família humilde, começou como eletricista aprendiz da RFFSA aos 14 anos, em Bauru (SP), para se tornar oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), piloto de caça, instrutor, líder de esquadrilha, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), piloto de testes de aeronaves do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), mestre em Engenharia de Sistemas graduado pela Naval Postgraduate School (NPS USNAVY, Monterey - CA).
A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net